Consultora de imagem ensina como encontrar a melhor versão de si mesma

10 / 01 / 2017

A blogueira carioca e expert no assunto, Gabriela Ganem, explica como é feito o trabalho de consultoria e dá dicas para se vestir melhor sem perder a personalidade

58 visualizações

Escolher a roupa ideal para o primeiro dia de trabalho, comprar o vestido perfeito para o casamento da melhor amiga ou apenas definir o seu estilo não são tarefas fáceis, mas inevitáveis na vida de qualquer mulher que preze pela sua imagem pessoal.

 

A consultoria de estilo ou de imagem existe exatamente para auxiliar a mulher a encontrar-se em si mesmo. O profissional da área analisa características físicas, estilo de vida e personalidade para criar uma imagem mais sólida e certeira. E não é questão de luxo ou vaidade, saber se vestir bem, ter um corte de cabelo que orne com o seu rosto e conhecer as cores que mais combinam com você, te torna uma mulher que transmite o que vem de dentro.

 

Quantas profissionais talentosas existem por aí, mas estão escondidas por trás de um visual desleixado e sem capricho algum? Quantas mulheres que se tornaram mães e deixaram de lado todo o desejo de se sentir bem ao se olhar no espelho?

 

A consultora de imagem carioca, Gabriela Ganem, explica que muitas motivações levam mulheres a buscar esse tipo de serviço. “Muitas me procuram para aperfeiçoar a imagem profissional, outras para elevar a autoestima, para montar um armário mais prático ou encontrar seu estilo e, algumas vezes, tudo isso junto”.

 

Conhecer a si mesma

 

 

Entre as dificuldades encontradas na hora de escolher as roupas certas, a maior é a falta de autoconhecimento. “Hoje somos submetidos a tantas referências que fica difícil saber quem você é diante de tanta informação. A maioria das minhas clientes tem muita dificuldade em saber qual é seu próprio estilo e o que gosta de verdade. A maioria acaba comprando muito mais roupas do que precisam e acabam nem usando”, comenta a profissional. Este também tem sido o erro mais comum, ter mais roupas que precisa. “É preciso planejar o armário, assim você otimiza os recursos e tem sempre looks à mão”, finaliza.

 

Conhecer a si mesma, o que fica melhor e o que não dá certo para você, resulta em uma série de benefícios vistos por todos ao seu redor e principalmente na própria rotina. “As pessoas à sua volta notam que algo melhorou. Muitas vezes não sabem o que, mas notam uma melhoria. Isso interfere nas relações, no trabalho. Claro que profissionalmente uma imagem bacana conta pontos também, até no salário. Mas outro ponto importante da consultoria é a economia de tempo na rotina. Nada de passar horas procurando um look de manhã. Tudo fica mais prático e fácil”, enfatiza Gabriela.

 

Styling x consultoria

 

 

Contudo, vale destacar que a cliente aprende tudo o que precisa para se tornar uma nova mulher em apenas uma consultoria. “Algumas preferem a comodidade de fazer uma nova consultoria depois de algum tempo ou apenas um personal shopping uma vez por ano. Tem gente que gosta que monte mais looks conforme o armário se renova. Mas uma consultoria é o suficiente para aprender de tudo”, conta Ganem, que também tem a formação de personal styling.

 

Este por sua vez é um serviço mais corriqueiro, solicitado em especial por figuras públicas. “O stylist e o consultor de imagem fazem trabalhos complementares. O stylist busca e elabora looks para ocasiões, já o consultor tem uma abordagem mais analítica e pragmática, para o dia-a-dia. É pura ciência: muita ótica e análises combinatórias”, informa.

 

Nas próprias palavras da profissional, a consultoria de imagem ou de estilo tem o poder “de transformar na melhor versão de você mesma”. São feitas uma série de análises e pesquisas que podem durar até quatro dias e o custo varia de acordo com a região do país. Gabriela, que atende no eixo Rio-São Paulo, cobra em torno de R$ 3 mil pelo serviço completo, incluindo, avaliação de cor, tipo físico e personalidade, closet cleaning (limpeza do guarda-roupa, filtrando o que realmente valoriza a cliente) e montagem de 30 looks. “Além disso, como cortesia ofereço quatro horas de personal shopping, para a cliente comprar o que colocamos na lista de compras após o closet cleaning”, esclarece a consultora.

 

Dicas infalíveis para encontrar a sua melhor versão

 

 

Para quem não tem a oportunidade de contratar o serviço de consultoria de imagem, Gabriela deixa algumas dicas infalíveis.

 

1º dica: Considere seu gosto pessoal em primeiro lugar, não compre só porque a Marina Ruy Barbosa ficou linda com aquela peça.

 

2º dica: Observe se a modelagem cai bem no seu corpo, se ela faz você se sentir bem e o mesmo vale para a cor.

 

3º dica: Ao comprar uma peça pense se ela combina com o que você já tem no seu armário. Tem que render pelo menos 10 looks (a menos que seja roupa de ocasião).

 

4º dica: Para encontrar o próprio estilo, um bom começo é criar uma pasta com referências no Pinterest, com opções realistas e parecidas com o que você já tem à mão.

 

5º dica: Para renovar o guarda-roupa com peças que favoreçam seu corpo, inicie com uma limpa profunda e abrangente de tudo o que tem, tirando tudo o que está encalhado e que não é minimamente versátil. Já nas compras, comece justamente pelas peças mais versáteis, para que tudo no armário sempre tenha uma peça correspondente.

 

Gabriela Ganem é consultora de imagem e blogueira, formada em design gráfico e produto pela PUC-Rio, fashion styling pela London College of Fashion e consultoria de imagem pela Dresscode Intl. Contato por email (gabi@gabrielaganem.com), telefone (21) 997939652, site (gabrielaganem.com) ou instagram (@gabriela_ganem).

 

Isabel Tavares

Jornalista e escritora, faço desse espaço um ambiente único para inspirar pessoas de todas as idades, por meio de reportagens, e-books, artigos e entrevistas com conteúdos exclusivos. Contato: isabelttavares@gmail.com.

Tags: entrevista, reportagem, moda, dicas, consultoria de imagem, estilo