Organização financeira é a chave para conquistar sonhos e objetivos de vida

15 / 08 / 2016

Contadora dá dicas de como planejar as finanças e caso de sucesso inspira garotas que querem atingir suas metas

423 visualizações

O sonho de ter a própria casa, abrir um negócio e comprar um carro, por exemplo, tem nascido cada vez mais cedo nas pessoas, principalmente nas mulheres. Mas, não basta desejar, é necessário muito planejamento e organização financeira para caminhar rumo a realização de cada objetivo. A contadora e especialista em consultoria contábil-financeira, Shirlei Sousa, explica que o mais prejudicial nesse caminho é o consumismo feminino.

 

“O consumo excessivo é algo notório na realidade de uma mulher, mas é preciso não se deixar ser influenciada pela mídia e, principalmente, pelo grupo de amigas, que sempre te estimula a comprar o que na verdade você não precisa”, esclarece a contadora.

 

De acordo com a Society of GrownUps, dos Estados Unidos, um em cada três adultos, na faixa etária de 21 a 45 anos, ainda recebem ajuda financeira dos pais. No entanto, duas dessas três pessoas, na mesma idade, já possuem a independência financeira e estima-se que 34% deles, segundo a pesquisa, desejam retribuir o auxílio dos pais nos próximos sete anos.

 

A desenhista de projetos e blogueira, Franciele Guarnieri, é um dos casos de sucesso inspiradores para garotas que almejam começar a ser independente. Ela precisou morar sozinha, com apenas 18 anos, para ficar mais perto da faculdade e do trabalho. Em meio a correria diária, a Fran, como gosta de ser chamada, ainda teve tempo de criar um blog, que anos depois se tornaria sua principal fonte de renda e uma empresa bem sucedida.

 

 

Mas nem tudo foi simples nas conquistas da mineira, de Juiz de Fora. Fran precisou se planejar financeiramente para dar o primeiro passo rumo a independência financeira. A jovem de 23 anos juntou dinheiro sozinha, sem nenhuma ajuda dos pais, para mobiliar todo apartamento e garantir o primeiro mês de aluguel antes de se mudar. “Reparei que um padrão estava acontecendo na minha vida, eu recebia meu salário, pagava minhas contas, comprava uma coisinha ou outra e meu dinheiro acabava. As pessoas pensam que é normal ficar sem dinheiro no final do mês, mas não é! Isso é falta de planejamento”, afirma a blogueira, que descobriu com isso a necessidade de reduzir drasticamente seus gastos.

 

A partir dessa percepção, Franciele estipulou o prazo de quatro meses para juntar o valor suficiente para o seu objetivo e montou um plano de ação, que lhe permitiu alcançar sua meta. “Eu aprendi a gerenciar meu dinheiro junto com as minhas metas e isso faz toda a diferença”, garante. Com base em sua experiência pessoal e visão empreendedora, Fran Guarnieri foi além e criou o “Finanças para Garotas”, um projeto que auxilia jovens, de forma prática, a conquistar seus desejos a partir do planejamento financeiro. Outra que ajuda mulheres a se economizar é a jornalista Patrícia Lages. Por meio do seu site e livros, a paulistana, que adora falar sobre finanças pessoais, ensina a praticar hábitos economicamente saudáveis.

 

Dicas para começar a se organizar financeiramente

 

É fácil falar que só com organização é possível chegar onde quer. Mas, no dia a dia, diante das tentações de consumo, pode ser muito complicado manter o foco na economia. Para ajudar, a contadora Shirlei Souza, deixa algumas dicas para as garotas que querem se organizar financeiramente a fim de alcançar um objetivo, seja um sonho de viajar no final do ano ou comprar a casa própria:

 

1ª dica: Saiba o valor total da sua renda e as contas que precisa pagar.

 

2ª dica: Faça uma revisão do que tem no seu guarda-roupa e perceba que não é necessário comprar peças novas todo mês. Passe a cuidar melhor do que tem.

 

3ª dica: Separe um percentual da sua renda para colocar na poupança e esqueça que ela existe.

 

4ª dica: Não saia tanto nos finais de semana. Dá para se divertir sem gastar dinheiro.

 

5ª dica: Tente não ir muito a salões de beleza. Aprenda a fazer as próprias unhas e cabelo, por exemplo.

 

6ª dica: Tenha um objetivo fixo na vida e se empenhe para realizá-lo.

 

Isabel Tavares

Jornalista e escritora, faço desse espaço um ambiente único para inspirar pessoas de todas as idades, por meio de reportagens, e-books, artigos e entrevistas com conteúdos exclusivos. Contato: isabelttavares@gmail.com.

Tags: reportagem, finanças, organização financeira, economia, mulheres, consumismo feminino