Quando o amor vai além do sentimento

446 visualizações | Literatura
Publicado em 08.03.2016

No mundo, mais de 40 milhões de pessoas afirmam se prostituir e no livro Amor de Redenção, Francine Rivers fala sobre o tema de uma forma delicada e profunda

Quem está por trás da prostituição? Você conhece alguém que vende o próprio corpo? Essa parece uma realidade bastante distante da que vivemos, mas na verdade ela pode está bem ao seu lado. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas afirmam se prostituir, segundo dados do estudo realizado pela fundação francesa especializada em exploração sexual, Scelles. É um número alarmante que nos traz a reflexão sobre quem são essas pessoas e por que elas optam por esse tipo de vida. A obra literária da premiada autora americana, Francine Rivers, Amor de Redenção, fala justamente sobre esse assunto, mas de uma forma encantadora e suave.

 

Amor de Redenção conta a história de Sarah, uma criança indesejada pelos pais, que foi abusada sexualmente aos oito anos e durante 10 viveu na prostituição. A trama se passa em 1850 na Califórnia, nos tempos do ouro, das fazendas prósperas, do requinte e da modéstia, recheado de jovens hipócritas e com muito interesse em jogo. Nada diferente da realidade que vivemos atualmente.

 

O livro relata toda dor e tristeza vivida pela personagem, cujo nome de guerra como prostituta é Angel, até conhecer Michael e através dele descobrir o verdadeiro amor que vem de Deus. A narrativa de Rivers é fantástica, ela explora os detalhes que realmente importam para a história e conta tudo com uma intensidade contagiante.

 

O curioso da obra de Francine é ver como ela trabalha o enredo, deixando muita coisa subentendida, o que evita o rebaixamento da trama, com cenas vulgares ou constrangedoras. É tudo muito profundo e intenso, repleto de surpresas, bem articulado e nada se torna previsível.


Não é um simples enredo onde um cara se apaixona pela prostituta e muda sua vida, como no filme de Garry Marshall, Uma Linda Mulher (1990). Amor de Redenção revela o real sentido do amor, que ultrapassa as barreiras do sentimento. A autora faz com que você se sinta dentro da história, totalmente inserido nos anos de 1850, tornando-a atual, porque o amor nunca muda.

 

O amor que vem do Alto

 

 

Baseado no livro bíblico de Oséias, Amor de Redenção prende o leitor do início ao fim, por ser uma trama difícil de ser encontrada por aí, pois vai além do romance entre homem e mulher. Mas revela o grande amor de Deus que supera o amor humano e transforma a vida por completo. Pois o verdadeiro amor, só vem d'Ele. Uma pessoa só pode amar de verdade quando conhece o Pai. E a obra de Francine demonstra isso da forma mais pura. Quando Sarah compreende esse amor através de Michael, sua vida começa a mudar.

 

O melhor de tudo é ver o sentimento aflorado, os detalhes minimalistas e principalmente a mensagem de amor e justiça, a mensagem de Deus, transmitida com delicadeza, de forma sutil e mostrando com fatos como tudo acontece de fato. Como o verdadeiro amor transforma por inteiro e tira todas as marcas da prostituição na vida de uma mulher.

 

As notas finais da autora no epílogo aproxima o leitor da verdadeira missão da obra. Além de sua experiência com a criação do livro, ela também disponibiliza reflexões maravilhosas, que não vão deixar a história de Angel e Michael passar em branco na sua vida. Tenho certeza que de alguma forma Deus falará com você através desse romance.

 

Francine Rivers e suas obras de amor

 

Rivers é autora de mais de 20 romances best-sellers, sucesso no mundo todo. Ela afirmou que utiliza a escrita para se aproximar de Deus e honrá-lo por tudo que ele tem feito em sua vida. O livro Amor de Redenção está há mais de uma década na lista dos mais vendidos da Associação do Comércio Cristão dos Estados Unidos e é a sua obra mais bem-sucedida. Vendeu mais de 1 milhão de exemplares, já foi traduzido em 17 idiomas e ganhará uma adaptação para o cinema em breve. Conheça outras obras da escritora:

 

 

 

A Esperança de uma Mãe – Primeiro livro de uma saga familiar sobre os sacrifícios que toda mãe faz por seus filhos e sobre a natureza do amor incondicional. Em meio a Segunda Guerra Mundial, eventos trágicos e inesperados forçam mãe e filha a encarar os próprios defeitos e o abismo cada vez mais profundo que ameaça separá-las para sempre.

 

O sonho de uma Filha – É a continuação de “A Esperança de uma Mãe”. Quando a pequena Carolyn cresce com a mãe isolada por causa da tuberculose, a menina cria um laço especial com a avó. Mas, à medida que as tensões entre as duas mulheres aumentam, Carolyn se sente culpada. Depois que a mãe volta a trabalhar e a avó vai embora, Carolyn e o irmão são criados praticamente sem a supervisão dos pais, o que trará muitas consequências.

 

A Ponte de Haven – A história se passa na década de 50, em Hollywood, quando Lena Scott, a estrela mais quente a chegar às telonas desde Marilyn Monroe guarda um segredo. Ela na verdade se chama Abra e é filha adotiva do pastor Azekiel Freeman que a achou abandonada debaixo de uma ponte em Haven. As circunstâncias de seu nascimento deixaram cicatrizes profundas em seu coração, que a tornam vulnerável a um homem charmoso e persuasivo, o qual a atrai para o mundo glamoroso do cinema.

 

Jardim de Leota – Uma vez que o jardim de Leota era um lugar de beleza, onde suas flores floresceram e prosperaram, também era seu refúgio para feridas profundas infligidas por uma guerra devastadora. Um santuário onde ela se ajoelhou diante de um Deus amoroso e orou para seus filhos que não entendiam seus sacrifícios silenciosos. Agora, aos 84 anos de idade Leota Reinhardt é sozinha e seu jardim amado está em ruínas. Todos os seus esforços para reconciliar com seus filhos adultos foram sem sucesso e ela expressa seu desespero a Deus, seu único amigo.

 

Mulheres na Linhagem de Jesus – Série composta por cinco livros traz o estudo das histórias das mulheres que antecederam a Jesus. São eles: Tamar – Uma História de Pecado e Redenção; Raabe – Uma História de Escândalo e Fé; Rute – Uma História de Sacríficio e Amor; Bate-Seba – Uma História de Beleza e Sofrimento e Maria – Uma História de Inocência e Graça.

 

Brasileiros buscam vida melhor fora do país

Segundo a Receita Federal, saídas definitivas do Brasil cresceram 67%

Conselhos preciosos

Muitas vezes ignorados, mas se forem observados com humildades podem trazer grandes benefícios

A lição de Zípora

Não é de hoje que a novela Os Dez Mandamentos nos traz grandes ensinamentos; lições essas que nos fazem refletir sobre ações tomadas no dia a dia, e nos desafiam a mudar

Consultora de imagem ensina como encontrar a melhor versão de si mesma

A blogueira carioca e expert no assunto, Gabriela Ganem, explica como é feito o trabalho de consultoria e dá dicas para se vestir melhor sem perder a personalidade

A escolha do amor segundo a Psicologia

É possível entender o motivo pelo qual os casais se apaixonam de acordo com a ciência