Tramas bíblicas despertam interesse e conquistam público fiel

19 / 07 / 2016

O grande sucesso da novela “Os Dez Mandamentos” arrebata admiradores do mundo inteiro e a sua sucessora “A Terra Prometida” promete seguir o mesmo caminho

5586 visualizações

A televisão brasileira foi marcada pela passagem de posto de tramas bíblicas da Rede Record, que conquistam público fiel em todo país. No início do mês de julho, foi ao ar o, tão esperado, último capítulo da novela “Os Dez Mandamentos”, de Vivian de Oliveira, transmitido semanalmente desde março de 2015.

 

Há mais de um ano invadindo lares de diversas famílias brasileiras, com 240 capítulos, divididos em duas temporadas, a trama mostrou a jornada do líder Moisés, que de príncipe do Egito tornou-se libertador dos hebreus. Passando por grandes adversidades, que poderiam tê-lo feito desistir, como a resistência do Faraó, outrora tratado como irmão, e a incredulidade do próprio povo, que em toda a história levantava murmurações e rebeliões.

 

Na noite do dia 4 de julho, o público conheceu o final de “Os Dez Mandamentos”, o qual foi muito comentado nas redes sociais, tomando o segundo lugar dos trends topics do Twitter, com a #FinalOsDezMandamentos. E essa não foi a primeira vez que a novela ganhou destaque na audiência e nas mídias, outras ocasiões marcantes foram a abertura do Mar Vermelho e o castigo dos rebeldes, sendo engolidos vivos pela terra.

 

Motivação de compartilhar

 

 

Movida pelo encantamento que nutre pelas tramas bíblicas apresentas pela Rede Record, a empresária maranhense, Neuza Martins, criou um grupo no Facebook, chamado “Família ODM & Josué e a Terra Prometida”. Atualmente com mais de 8,4 mil membros, a rede é bastante movimentada e participativa. Neuza conta o que a motivou a criar esse espaço e como isso a ajudou a crescer como pessoa e em aprendizado bíblico.

 

“Há mais de um ano atrás me deparei com a novela “Os Dez Mandamentos”, que me envolveu de forma singular, por passar detalhes da palavra de Deus. Então resolvi criar o grupo, para interagir e levar os estudos bíblicos à luz da palavra de Deus, não imaginava a dimensão disso, nem o que mudaria em mim”, ressalta a empresária.

 

Com sucesso absoluto, “Os Dez Mandamentos” está ganhando o mundo e fazendo sucesso na Argentina, Chile, Portugal, Polônia, Japão e acabou de estrear nos Estados Unidos. Agora dá lugar para mais uma trama baseada na Bíblia, que será a continuação da história do povo hebreu à caminho de Canaã. Logo, no dia seguinte do final de sua antecessora, no mesmo horário, às 20h30, estreou "A Terra Prometida", escrita por Renato Modesto. A novela irá mostrar a vida de Josué, sucessor de Moisés, que guiará o povo de Deus para a tão sonhada terra que mana leite e mel. A noite de estreia rendeu a atração 17,2 pontos de média na audiência nacional e 19 pontos de pico na Grande São Paulo.

 

Valores restabelecidos e presente para família brasileira

 

 

Assim como a novela anterior, a nova superprodução será recheada de efeitos especiais, como o já tão aguardado episódio da queda das muralhas de Jericó, e cenas filmadas no deserto de Namibe, em Angola, e em Israel.

 

Como admiradora da obra escrita por Vivian de Oliveira e já fã de “A Terra Prometida”, Neuza destaca como essa iniciativa da Record não foi só um marco na teledramaturgia brasileira, mas também um presente para as famílias do Brasil e do mundo.

 

“Valores e princípios foram resgatados, lições foram aprendidas. O Brasil acredita em Deus e mesmo que o mundo esteja de cabeça pra baixo, valores invertidos e apologias a todo tipo de pecado, uma grande geração ainda acredita na mudança, na essência e nos princípios cristãos. E isso foi um presente de Deus para o Brasil, cansado de ver novelas e entretenimento televisivos que deturpam e ferem os valores da família”, comenta Neuza.

 

Conheça outras produções bíblicas da Record

 

A Rede Record ganhou grande notoriedade com a novela "Os Dez Mandamentos", mas não é de hoje que a emissora investe em tramas baseadas na Bíblia Sagrada. No ano de 2010, foi lançada a primeira minissérie bíblica, "A História de Ester", que conta a vida da hebreia que virou rainha e salvou seu povo da morte. Inspirada no livro homônimo presente nas Sagradas Escrituras, a produção foi escrita por Vivian de Oliveira, estrelada por Gabriela Durgo e teve 10 episódios. Logo depois vieram as miniséries "Sansão e Dalila" (2011), "Rei Davi" (2012) e "José do Egito" (2013).

 

Para não se perder na cronologia, é possível assistir todas as produções, na ordem correta dos acontecimentos, por meio do serviço de streaming Netflix. Primeiro vem “José do Egito”, que mostra a trajetória de vida do jovem José, filho de Jacó e bisneto de Abraão. Em seguida vem a história de Moisés, contada na novela “Os Dez Mandamentos” e em continuação “A Terra Prometida”, em exibição atualmente, que mostra a busca pela promessa de Deus, com auxílio de Josué. Depois vem Sansão, que foi juiz de Israel durante 20 anos, sua história é contada em “Sansão e Dalila”. Após isso, surge o rei segundo o coração de Deus, o “Rei Davi”, sua vida é contado na minisérie de mesmo nome. A mais recente na cronologia do Velho Testamento é “A História de Ester”, que se passa 400 a.C quando o povo hebreu vivia na antiga Pérsia.

 

Mas, não para por aí, a Record ainda lançou “Milagres de Jesus”, que esteve no ar durante 2014 e 2015, em duas temporadas respectivamente. A série teve um modelo de exibição diferente das anteriores, pois em cada episódio era contada um momento diferente da passagem de Cristo pela Terra, não sendo sequenciada.

 


A novela “A Terra Prometida” é exibida de segunda a sexta-feira, às 20h30, na Rede Record. E as miniséries “José do Egito”, “Rei Davi”, “Sansão e Dalila” e “A História de Ester”, além da primeira temporada de “Os Dez Mandamentos” estão disponíveis na Netflix.

 

 

Isabel Tavares

Jornalista e escritora, faço desse espaço um ambiente único para inspirar pessoas de todas as idades, por meio de reportagens, e-books, artigos e entrevistas com conteúdos exclusivos. Contato: isabelttavares@gmail.com.

Tags: reportagem, produções bíblicas, novelas, record, netflix